Sobre a Garage Digital e o Paulo

Sou designer gráfico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul onde leciono disciplinas ligadas aos Design Gráfico e Digital para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio-TV-Internet.

Percurso Profissional

Iniciei na prancheta e nos pincéis um (longo…) caminho que partiu do desenho, passou pela da arte, pelo design gráfico e de interfaces e chegou a docência e a pesquisa na universidade. Comecei participando de Salões de Artes Plásticas, realizei exposições individuais e coletivas de pinturas e serigrafias, ilustrei trabalhos de Arte-Postal e tive a honra de poder publicar o trabalho O Glossário de Transnominações onde não se explicam algumas delas (nenhumas) ou menos em parceria com o poeta Manoel de Barros na Bienal do Livro de 1990.

Trabalhei em grandes corporações privadas, agências de publicidade e editoras além de planejar graficamente de dezenas de publicações científicas, nacionais e estrangeiras, em diversas areas do conhecimento. Fui sócio e diretor da premiada startup de serviços fotográficos por Internet, EasyFoto, até hoje a única empresa do segmento a receber o Troféu Diamante Ebit. Paralelamente mantenho a muitos anos o estúdio de criação Garage Digital onde ainda realizo projetos pessoais e profissionais.

Estudo e Pesquisa

Tive a sorte de poder estudar em instituições muito especiais antes de chegar a universidade, fiz o ginásio (atual Ensino Fundamental) na Colégio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha e o Colegial (Ensino Médio) no Colégio Técnico IADÊ.

Na universidade fui aluno do curso de História da PUC-SP e me graduei em Design de Multimídia no SENAC-SP onde obtive bolsa de Iniciação Científica com a pesquisa “Conceitualização da WEB Semântica”.

Sou Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Eugênio Trivinho onde obtive Bolsa CAPES  com uma dissertação sobre interfaces Web e processos de percepção e produção de sentido no ciberespaço.

Sou membro do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do PEPGCOS/PUC-SP e associado da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura em razão de meu permanente interesse nos fenômenos decorrentes da Era Digital e da Estética do Banco de Dados nos processos de criação gráfica.

No final de 2012 ingresso no doutorado na  FFLCH da USP na linha de pesquisa de História da Ciência e da Técnica no programa de História Social com um projeto de pesquisa sobre Cyberwar, trabalhando a convergência entre guerra e cibercultura e a adesão do imaginário militar às práticas gammers e hackers. No decorrer do processo de de trabalho o objeto da pesquisa se fixou na ascensão dos titãs cognitivos globais e os fenômenos decorrentes da emergência do binômio Big Data & AI (Inteligência Artificial). Atualmente o projeto encontra-se em fase de reconfiguração teórica em busca de aderência conceitual a outro programa.

Meu Curriculum Lattes pode ser acessado –> Aqui <–

Alguns textos publicados no Academia.edu podem ser acessados –> Aqui <–

Como as coisas estão organizadas no site

Como em toda casa de ferreiro que se preze os espetos aqui também são de pau, assim para não gastar um tempão (que eu não tenho) fazendo um site cheio de fírulas (que o autor se orgulha de ter feito e que ninguém tem paciência de ver) utilizei o WordPress para montar esse modesto sitezinho.

Alguns de meus trabalhos profissionais estão em Portfolio, no link Utilities meus alunos de graduação encontrarão tutoriais, dicas e resenhas que podem ajudar a ampliar os horizontes estéticos, teóricos e técnicos de meus alunos tanto para realização dos trabalhos práticos propostos nos  laboratórios de informática como em atividades profissionais. No link Infografar venho colecionando exemplos e recursos dessa nova linguagem que vem revolucionando o jornalismo, impresso e digital.